
Cansado de estudar aqueles livros chatos?
Que tal estudar lendo mangás?!
Titulos voltados para jovens em idade escolar, no ensino tecnico, nivel superior ou em qualquer outra aréa de conhecimento.
É atraves dele que especialistas explicam diversas matérias transformando o mangá em uma fonte de informação de fácil entendimento.

Muitas vezes também são utilizados como
manuais de treinamento nas empresas,
livros de receitas, etc.
Um exemplo é o Manga Nihon Koizai Nyuumon (Introdução a Ecônomia Japonesa em Mangá) baseado em uma série de seminários sobre economia japonesa, publicados no jornal econômico, o Nihon Koizai Shimbun. A obra do artista Shotaro Ishinomori, foi traduzida para o inglês pelo próprio e utilizada como objeto de estudo na renomada Universidade da Califórnia.
Shotaro Ishinomori, ainda viria a ser reconhecido pelo seu pioneirismo no desenvolvimento de mangás didáticos, dos quais se destacam o já citado Manga Nihon Keizai Nyuumon e também o Manga Nihon no Rekishi (A História do Japão em Mangá).
Este tipo de publicação já começa a dar as caras aqui no Brasil, temos como exemplo a série "The Manga Guide" da Ohmsha, uma respeitada editora de livros técnicos e científicos do Japão, que esta sendo traduzida pela Novatec. (Como eu já comentei aqui)

Finalmente podemos ver que as pessoas estão amadurecendo suas idéias a respeito, tanto dos mangás, quanto dos quadrinhos, e reconhecendo a sua devida importância, por ser não só uma forma de lazer como também um meio de comunicação e informação como qualquer outro.